INFLUÊNCIAS TRANSNACIONAIS NA EDUCAÇÃO FORMAL

O CASO DO PISA/OCDE

  • Marina Fátima Onyszko UFFS
Palavras-chave: PISA. OCDE. Regulação Transnacional.

Resumo

Os dados advindos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), dispõem de grande aceitação e credibilidade por parte dos decisores nacionais e da opinião pública. Tendo consolidado-se como gerador de conhecimento para a tomada de decisão no âmbito das políticas públicas educacionais, ainda que permeado de contradições de toda ordem, o PISA metamorfoseou-se em um instrumento poderoso de regulação transnacional. Com isso, o presente trabalho, qualitativo em seus fins e bibliográfico em seus meios, objetiva descrever e problematizar o lugar ocupado pelo PISA nos processos regulatórios que têm (re)organizado os sistemas educativos na atualidade. Com isso, põe-se em causa, também, os tipos de sujeitos desejados pela lógica neoliberal vigente e os moldes da sociedade a que se destinam. 

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido