UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS EM MATEMÁTICA NA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL

Palavras-chave: Educação matemática, História, Políticas educacionais

Resumo

Ao compreendermos os livros didáticos como objetos culturais complexos, situados no cruzamento de cultura, pedagogia, produção editorial e sociedade (CHOPPIN, 2002), atravessados por correlações entre saber e poder, objetivamos averiguar as ações governamentais direcionadas à produção de manuais escolares em Matemática na ditadura civil-militar brasileira. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, examinamos as principais políticas do regime nessa área, Colted e Fename, bem como inquirimos livros que circularam no período – onde percebemos normalização da subserviência e do militarismo.

Biografia do Autor

Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul

Fernanda da Silva Schons é educadora há mais de vinte anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como professora particular e orientadora pedagógica no NC Cursos. Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar e educação matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T).

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo