FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR

  • Simone Galafassi UNIVERSIDADE FRONTEIRA SUL - CAMPUS ERECHIM
Palavras-chave: Gestão escolar. Coordenador Pedagógico. Formação continuada na escola.

Resumo

A pesquisa teve como tema a formação continuada de professores na escola mediada pela atuação dos coordenadores pedagógicos. O como objetivo geral investigar como o coordenador pedagógico, vinculado à equipe de gestão da escola, planeja e promove a formação continuada dos professores no próprio âmbito de trabalho - na escola. Mediante a realização de pesquisa de campo, investigamos seis sujeitos que atuam como coordenadores pedagógicos em escolas dos municípios de Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Estação, Erebango e Ipiranga do Sul. O estudo é de abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica e de campo, esta realizada por meio de questionários e entrevistas. Da análise dos dados, constatou-se que os coordenadores pedagógicos, em sua maioria, têm conhecimento sobre suas atribuições, principalmente no que concerne à formação continuada dos professores. Eles desenvolvem ações para averiguar as necessidades formativas do grupo de professores sobre sua coordenação, realizam momentos de escuta e de diálogo com os docentes, sugerem ações interventivas que possam contribuir com suas práticas.

Publicado
12-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido