O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Práticas Pedagógicas, Escola Básica

Resumen

O presente trabalho apresenta uma investigação acerca do Programa Residência Pedagógica (PRP) e traz uma análise a respeito das contribuições desse programa para o desenvolvimento profissional docente, ressaltando as possibilidades e os desafios do PRP na formação inicial de professores de Ciências. A pesquisa traz como objetivo investigar o processo de formação de professores, entendendo que esse processo se faz necessário, uma vez que, é imprescindível compreender a complexidade da profissão em todas as suas dimensões: teóricas, experienciais, culturais, políticas, ideológicas e simbólicas. Assim, evidenciamos que a formação inicial é uma etapa crucial para o desenvolvimento do professor, pois busca habituar os futuros professores.

Biografía del autor/a

  • Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- UFFS). 

  • Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação nas Ciências 

Publicado

11-02-2024