(INTER) RELAÇÕES DA FIGURA FEMININA E A EDUCAÇÃO CTS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Palavras-chave: Livros Didáticos. Figura feminina Cientista. Ciência-Tecnologia-Sociedade

Resumo

A figura feminina vem conquistando seu espaço, embora sendo constantemente invisibilizada pelo sexo masculino e sociedade em geral. Com isso, neste trabalho buscamos identificar e caracterizar como a figura feminina cientista e a Educação CTS comparecem nas imagens de Livros Didáticos da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como, quais as suas inter-relações. A pesquisa é de cunho qualitativo tendo como corpus de análise Livros Didáticos da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise metodológica seguiu de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD), resultando em duas categorias, sendo que discutida uma delas: Figura 1, 2, 3: descontextualização da figura feminina e o mecanismo tapa furo. Logo, embora a figura feminina seja apresentada com maior frequência nos LD, ela é trazida na maioria das vezes de maneira descontextualizada, não atrelando a figura com o conteúdo discutido.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido