PROJETO DE VIDA NO CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE: NOTAS ANALÍTICAS
Resumo
O presente trabalho analisa a compreensão de “Projeto de Vida” institucionalizado no âmbito do novo ensino médio a partir da lei 13.415/17, em particular, no referencial curricular do ensino médio no estado de Santa Catarina. Nos questionamos sobre a dimensão espacial da condição juvenil e o trabalho com projetos de vida, pois compreendemos que o Ensino Médio, enquanto etapa final de escolarização da Educação Básica, tem papel relevante na formação das novas gerações. Metodologicamente, buscamos subsídios na análise documental de Bardin a fim de entender as nuances da política curricular catarinense. Entre os achados da pesquisa, observamos que projeto de vida se instituiu na política curricular catarinense enquanto componente obrigatório para o Ensino Médio. E que o referido componente, ao mesmo tempo em que se propõe abrir possibilidades de trabalho para autoconhecimento (dimensão pessoal) e a preparação para uma vida cidadã, dá ênfase à formação profissional, preparação ao mercado de trabalho em uma perspectiva do empreendedorismo de si mesmo.