PENSAMENTO CRÍTICO E SUAS ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE PESQUISAS BRASILEIRAS

  • Luana Zimpel de Quadra UFFS
  • Sandra Maria Wirzbicki
Palavras-chave: Práticas. Reflexão. Ensino Fundamental.

Resumo

Considerando as necessidades atuais da sociedade, é preciso formar cidadãos ativos e críticos, capazes de posicionar-se e tomar decisões. Nesse sentido, o Ensino de Ciências (EC) é importante para essa formação e para a promoção das estratégias que visam o Pensamento Crítico (PC) dos alunos. Assim, objetivamos identificar e analisar pesquisas, a partir de teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que trazem o PC no EC dos Anos Iniciais (AI). Dessa busca selecionamos 16 pesquisas, sendo 4 teses e 12 dissertações que foram analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e organizadas nas categorias: i) Concepções de PC; e ii) Estratégias promotoras de PC. Ao longo da pesquisa foi possível identificar diferentes concepções da temática, bem como reconhecer várias estratégias que promovem o PC. Esses resultados permitiram refletir que a formação dos professores ainda está frágil em relação à promoção do PC, havendo a necessidade de desenvolver novas pesquisas com esse foco nos AIs.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido