COMPARTILHANDO O CÂNCER: APOIO RELIGIOSO/ESPIRITUAL NA REDE SOCIAL FACEBOOK

  • João Vitor Antunes Lins dos Santos Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeferson Santos Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Oncologia, Midias Sociais, Uso da Internet

Resumo

O câncer é permeado pelas incertezas do tratamento, pelos efeitos adversos e pelo estigma da morte. Após o diagnóstico, os pacientes procuram resiliência em diversos contextos, incluindo as plataformas de redes sociais. O presente estudo tem como objetivo descrever as interações entre pacientes oncológicos que participam de um grupo no Facebook. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou a Netnografia como método para explorar as conversações online em um grupo na rede social Facebook. Nas postagens analisadas, as declarações sugerem que o percurso do tratamento oncológico é influenciado pelo propósito de uma entidade divina, e os membros compartilham um sentimento de pertencimento e uma crença coletiva no espaço virtual.

Biografia do Autor

João Vitor Antunes Lins dos Santos, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal da Fronteira Sul  campus Erechim. 

Jeferson Santos Araújo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS.

Publicado
14-02-2024
Seção
Eixo 09: MULTIDISCIPLINAR - Resumo Expandido