PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE

O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO, A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRÍADE DE INTERAÇÃO

  • Andressa Vargas de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa/RS
Palavras-chave: Formação de Professores, Constituição Docente, Estágio de Docência

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) a partir dos movimentos propiciados pela Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências (IFAEC) e tríade de interação na Licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta dos dados questionário e entrevista. Os participantes da pesquisa foram 13 licenciandos, seis professores formadores e três professores da Educação Básica. Através da análise de conteúdo identificou-se o potencial da tríade de interação em que a IFAEC se constitui como potencializadora do desenvolvimento do PCK, sendo os movimentos reflexivos capazes de modificar e ressignificar a prática docente.

Biografia do Autor

Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto (2019). Especialização em Ensino de Ciências da Natureza IFFAR - Campus Santa Rosa (2021). Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo (2023), em que atuou como Bolsista CAPES DS. Professora de Nível Médio na Rede Estadual de Ensino da Cidade de Redentora - RS.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa/RS

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências. 

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido