AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR

INOVAÇÃO E MUDANÇAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DE CIÊNCIAS

  • Vanessa Cléia Palinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: Formação de professores, Questões ambientais, Inovação

Resumo

Devido a realidade ambiental que estamos vivenciando se faz cada vez mais necessário o trabalho com a Educação Ambiental (EA). Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica realizada no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para a qual selecionamos teses e dissertações a partir dos descritores EA, formação inicial de professores e ciências de maneira atrelada. Após a análise dos resultados filtramos somente para aquelas pesquisas que apresentaram aspectos relacionados a ambientalização curricular na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza. Assim, selecionamos seis dissertações e três teses, as quais foram submetidas as etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Desta forma, ao analisar as pesquisas encontramos aspectos relacionados a ambientalização curricular nas teses e dissertações da área de Ciências, o que representa uma inovação para a EA, pois, a ambientalização dos currículos apresenta-se como um meio propulsor para a abordagem das diferentes questões ambientais nos diferentes níveis de ensino, desta forma, difundindo os conhecimentos necessários para que seja possível a formação de uma sociedade ambientalmente responsável. Portanto, embora identificamos um avanço de pesquisas nesta área, ainda a muito a ser estudado, visto que, a ambientalização curricular ainda está distante da nossa realidade.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido