O LÉXICO DO CORPO HUMANO NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO:

UMA NOVA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO MATERIAL DIDÁTICO

  • LUIZ CARLOS RODRIGUES PREFEITURA DE CHAPECÓ E UFFS
  • Cláudia Andrea Rost Snichelotto

Resumo

O projeto tem como objetivo análise quantitativa da apostila "Pode Entrar" (2015), voltada ao ensino do Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a presença de variação linguística no léxico do corpo humano presente no capítulo "Saúde e o SUS". Baseando-se na teoria da Sociolinguística Variacionista, o projeto enfatiza a importância de considerar aspectos sociais, linguísticos e culturais ao ensinar a língua para migrantes e pessoas em condição de refúgio nos contextos de saúde pública e educação. Como proposta final, elaboração de um novo material didático em três idiomas voltado ao ensino do léxico do corpo humano de maneira culturalmente sensível e contextualmente relevante às demandas sociolinguísticas dos aprendizes que acessam os serviços do Sistema único de Saúde

Publicado
12-02-2024
Seção
Eixo 08: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES - Resumo Expandido