COMPREENSÕES DE CIÊNCIA APRESENTADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021
Resumo
Este estudo versa sobre a visão de Ciência e do processo de construção do conhecimento científico apresentados nos livros didáticos, visto que este material didático possui forte influência na construção dos currículos escolares. Com isso, temos como objetivo verificar as concepções de Ciências presentes nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2021, escolhidos por uma escola pública da região das Missões do estado do Rio Grande do Sul. O estudo se caracteriza como qualitativo do tipo documental, e para a exploração do material utilizamos a análise de conteúdo, proposto por Bardin (2016), o objeto de nossas análises são os livros didáticos escolhidos pelos professores, no qual buscamos excertos que abordassem a visão de Ciência nas orientações gerais da obra, presentes nos manuais dos professores. Por meio da análise, identificamos que o livro escolhido pelos professores, faz expressivas menções a Ciência como processo, aspecto este, que favorece para uma formação mais crítica dos alunos.