RELATAR A EXPERIÊNCIA

A SISTEMATIZAÇÃO COMO PROPULSORA DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS

Palavras-chave: Narrativas Reflexivas, Reflexão Crítica, Formação de professores

Resumo

Analisamos um processo de Sistematização de Experiências (SE) que ocorreu pelo movimento de escrita e reescrita de Relatos de Experiências (RE) junto a um coletivo de formação continuada de professores de Ciências que faz uso da Investigação-Formação-Ação (IFA) como modelo de formação de professores de Ciências (IFAC). A pesquisa possui caráter qualitativo e o corpus de dados foi composto por 14 RE analisados por Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para diferentes níveis de reflexão identificados nos RE, cada vez mais crítica durante o processo de SE proporcionado pela IFAC.

Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS, mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) campus Cerro Largo/RS. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista Capes de excelência. É membro do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/MEC/FNDE), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foi Bolsista CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa- nível 1A e bolsista Institucional da UFFS. Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Atualmente é professor da Universidade Federal da Frente Sul – UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estação Supervisionada de Ciências Biológicas. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando em pesquisa, extensão e ensino, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação- Formação- Ação em Ciências, Narrativas e pensamento crítico. Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências em 2014 e Subprojeto Ciências Biológicas em 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial como bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisador em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFFS. Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFFS. Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFFS.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo