A OBESIDADE INFANTIL ATRELADA AOS ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

  • Giovana Smolski Driemeier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra Vidal Nogueira Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Constituição Psiquica, Obesidade Infantil, Psicanálise

Resumo

Para a psicanalise, a personalidade, saudável ou não, de cada sujeito, depende do processo de constituição psíquica do mesmo. Considerando isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar a obesidade infantil como atrelada aos aspectos psíquicos do desenvolvimento. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo do tipo exploratório, realizado a partir do método bibliográfico documental. Encontrou-se que a obesidade infantil, como consequência do comer e da fome, deve ser tomada como um sintoma, uma manifestação discursiva do inconsciente, que surge como um apelo psíquico de resolução do conflito que o sujeito vive.

Biografia do Autor

Giovana Smolski Driemeier, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP/Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS). Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista DS/CAPES. E-mail: giovanadriemeier@gmail.com.

Sandra Vidal Nogueira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutora em Direito (URI/Santo Ângelo), Doutorado em Educação (PUCSP). Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculada ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Campus de Cerro Largo, RS.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido