A PALEONTOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES E DOS LIVROS DIDÁTICOS

Palavras-chave: BNCC. PNLD. RCG. Fósseis. Biologia.

Resumo

O presente trabalho constitui-se de uma síntese elaborada a partir de uma dissertação de mestrado obtida no PPGEC da UFFS – campus Cerro Largo no ano de 2022. Na educação Básica, atualmente, o ensino da Paleontologia está ao encargo do componente de Ciências Naturais, assim como pode ser estudado de maneira interdisciplinar, sendo abordado em discussões envolvendo a geografia, a história, a sociologia, dentre outros componentes curriculares. Aponta-se que o estudo desse assunto se faz necessário, pois compreende-se que aborda questões evolutivas, a partir da premissa de que só entendendo o passado poderemos entender o futuro. Diante desse contexto, o objetivo geral foi investigar a abordagem de Paleontologia no ensino de Ciências a partir do currículo preconizado na BNCC, no RCG e nos Livros Didáticos (LDs). Com a análise documental, utilizando o referencial teórico de Lüdke e André (1986) e Bardin (2011), pode-se compreender que o tema relacionado à Paleontologia é abordado nesses dois documentos e nos LDs, aprovados pelo PNLD 2020, de forma ainda considerada insuficiente e incompleta, impossibilitando uma discussão mais apurada sobre o assunto. Deste modo, conclui-se que há necessidade de mais pesquisas e discussões acerca da inserção de temáticas relativas ao Ensino de Paleontologia, principalmente, nos currículos e nos LDs, que são materiais muito usados e de grande referência para professores e alunos.

Publicado
06-02-2024
Seção
Eixo 02: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Trabalho Completo