A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O estudo teve o objetivo de analisar a História da Ciência (HC) apresentada no Livro Didático (LD), ao identificar a abordagem e as relações das Unidades Temáticas e as habilidades da área de Ciências da Natureza na BNCC. A partir da tipologia de pesquisa documental realizou-se análise de conteúdo da HC no LD de Ciências da Natureza do 9º Ano do Ensino Fundamental. Nos Eixos Temáticos e Habilidades do 9º Ano, na área de Ciências da Natureza, o documento da BNCC apresenta 17 habilidades, 4:17 articulando com a HC (direta ou indiretamente), assim a abordagem da HC depende da interpretação do professor. Foram identificados e analisados 26 excertos da HC no LD, deste 19:26 não tem relação com as habilidades da BNCC. Sendo assim, constatou-se a carência da HC apresentada no LD e na BNCC.