A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Elementos historiográficos, Ensino de Ciências, BNCC

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar a História da Ciência (HC) apresentada no Livro Didático (LD), ao identificar a abordagem e as relações das Unidades Temáticas e as habilidades da área de Ciências da Natureza na BNCC. A partir da tipologia de pesquisa documental realizou-se análise de conteúdo da HC no LD de Ciências da Natureza do 9º Ano do Ensino Fundamental. Nos Eixos Temáticos e Habilidades do 9º Ano, na área de Ciências da Natureza, o documento da BNCC apresenta 17 habilidades, 4:17 articulando com a HC (direta ou indiretamente), assim a abordagem da HC depende da interpretação do professor. Foram identificados e analisados 26 excertos da HC no LD, deste 19:26 não tem relação com as habilidades da BNCC. Sendo assim, constatou-se a carência da HC apresentada no LD e na BNCC.

Biografia do Autor

Angélica Maria de Gasperi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil, Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ)
Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, Brasil/Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, Brasil.

Publicado
13-02-2024
Seção
Eixo 02: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Resumo Expandido