PRIMEIRA INFÂNCIA EM PANDEMIA:
INVESTIGANDO OS IMPACTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
São visíveis os impactos negativos da pandemia da Covid-19 e do decorrente afastamento escolar nos anos 2020 e 2021. Sabe-se também que os efeitos seguirão a médio e longo prazo, e aponta-se a necessidade de seguir investigando tais impactos na alfabetização e na aprendizagem das crianças. Diante disso, propõe-se avaliar a alfabetização das crianças encaminhadas ao Observatório da Aprendizagem no período pós-pandemia, bem como sugerir intervenções diante das dificuldades encontradas. A análise preliminar já permite inferir que a falta de estímulos parece ser o fator prioritário do atraso na aprendizagem. A utilização combinada de instrumentos na avaliação dos processos cognitivos possibilita a identificação precoce e a orientação precisa das intervenções para melhora do aprendizado. O uso de instrumentos na pesquisa permite padronização na coleta e análise dos dados, e uma compreensão mais abrangente do fenômeno estudado.