EXPLORANDO A EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Ciências da Natureza, Desenvolvimento docente, Enfoque CTS

Resumo

Este resumo expandido oferece uma visão abrangente dos resultados obtidos em uma pesquisa de dissertação que abordou a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na formação continuada de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). A pesquisa é dividida em duas partes distintas: na primeira, são explorados os processos de formação continuada em relação à Educação CTS, investigando teses e dissertações brasileiras. Já na segunda parte, é apresentado o desenvolvimento de um processo de formação continuada com professores de CNT, contemplando a análise do perfil docente e das percepções desses educadores sobre as interações CTS. Além disso, são discutidas as contribuições e desafios da formação continuada nesse contexto, oferecendo compreensões valiosas sobre as relações entre CTS no ensino de Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Morgana Welke, Universidade Federeral da Fronteira Sul

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido