DESEMPENHO EM LEITURA E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ESTUDANTES CONCLUINTES DAS PRIMEIRAS TURMAS DO NOVO ENSINO MÉDIO:
UMA PROPOSTA PRELIMINAR
Resumo
A Psicolinguística, no Brasil, tem se ocupado da temática da leitura desde o início do presente milênio. A área de intersecção da Psicologia Cognitiva com a Ciência da Linguagem se preocupa com a compreensão e o desempenho dos leitores brasileiros, a partir do momento em que se divulgam o escores obtidos por estudantes brasileiros em testes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), ferramentas avaliativas cujo foco são as habilidades que resultam do processo de escolarização dos estudantes na etapa do ensino fundamental. Os resultados obtidos pelos estudantes brasileiros nos testes do Pisa, no período de 2005 a 2015, apresentam o cenário de um país estagnado entre os países com os piores desempenhos. Nesse sentido, é necessário que a Psicolinguística, e áreas afins, discuta elementos como avaliação em leitura e estratégias para buscar suprir as defasagens apresentadas no cenário educacional brasileiro. O Brasil protagonizou uma grande mudança estrutural em sua Educação Básica na última década. Uma política governamental foi instituída pela lei federal 13.415, em 2017, modificando o Ensino Médio brasileiro em termos de organização curricular e número de horas cursadas pelos estudantes. O prazo para as escolas se adequarem foi o ano de 2022, para ampliação da carga horária e implantação do novo modelo de ensino. A partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, a proposta de currículo buscou alinhar as competências e habilidades estabelecidas para cada área de conhecimento, com o propósito de promover uma formação mais sólida aos estudantes (BRASIL, 2023). Tendo por pano de fundo o cenário ora descrito, e tendo por motivação promover a continuidade da coleta de dados sobre a compreensão em leitura e fatores a ela relacionados, e sua sucessiva análise à luz da Psicolinguística, esta pesquisa dá foco ao público de leitores estudantes do ensino médio, em fase de conclusão dessa fase da escolarização, a fim de observar as habilidades de leitura e compreensão e a motivação para aprender no cenário do Novo Ensino Médio. A intenção, além de abordar teórica e experimentalmente a leitura do ponto de vista do processamento e da compreensão, é dar a este público a oportunidade de diagnóstico de suas capacidades e dificuldades, para poder buscar subsídios para o aprimoramento da competência leitora desse público.
Palavras-chave: Compreensão em leitura. Motivação para aprender. Novo Ensino Médio.