Valores éticos no processo educativo: tecendo um projeto de pesquisa a partir do estudo teórico do tema

  • Andreia Xavier Teixeira UFFS - Campus Erechim
  • Adriana Salete Loss UFFS - Campus Erechim
Palavras-chave: Estudo teórico. Pesquisa. Valores éticos.

Resumo

O presente estudo é o resultado do início de uma trajetória que é marcada por escolhas, dilemas, desafios e, sobretudo comprometimento pessoal e intransferível de um pesquisador. Neste desafio constante e instigante que é a escolha de um tema de pesquisa em um Curso de Mestrado, ampliar o repertório epistemológico acerca da temática que nos inquieta é também vivenciar a pesquisa como princípio educativo. Ademais, compreender a pesquisa como princípio educativo é promover espaços de aprendizados, numa perspectiva de emancipação intelectual da pessoa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do estudo teórico até agora realizado acerca do tema dos valores éticos no processo educativo. O estudo se caracteriza pela metodologia de pesquisa bibliográfica, com aporte das principais obras e autores elencados para comporem o referencial teórico principal do projeto de pesquisa em andamento.

Biografia do Autor

Adriana Salete Loss, UFFS - Campus Erechim

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, financiado pela CAPES. Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI), Campus Erechim. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

Publicado
11-02-2024
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Resumo Expandido