APLICAÇÃO DE ABORDAGEM MULTISSEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS
Resumo
O autismo é um transtorno complexo que afeta a comunicação e interação social. O texto apresentado, compõe um relato de experiência de estágio não obrigatório, realizado na Educação Infantil, na turma do Pré 2 da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, na cidade de Ampére-PR. O estudo baseia-se em estratégias de ensino adaptadas e aplicadas para dois alunos autistas. O objetivo foi analisar a eficácia da aplicação da ZDP de Vygotsky em uma abordagem multissemiótica para o desenvolvimento desses alunos. Buscou-se também observar e relatar o progresso dos alunos autistas em termos de habilidades de comunicação e interação social, destacando assim a importância de abordagens individualizadas e inclusivas na educação de crianças com TEA. Os resultados mostram um progresso significativo nas habilidades de comunicação e interação social dos alunos, destacando a eficácia da ZDP combinada com métodos multissemióticos. Conclui-se que abordagens individualizadas são cruciais para promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças autistas e demonstra como a aplicação adequada da teoria de Vygotsky, especialmente a ZDP, pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento dessas crianças, promovendo uma educação inclusiva e preparando as crianças autistas para uma vida mais independente e bem-sucedida na sociedade.