MERCANTILIZAÇÃO, CONTROLE E TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ

  • Angelica Brites de Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Amanda Dezan Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Empresariamento da Educação, Formação e Trabalho Docente, Plataformas educacionais

Resumo

Este trabalho integra a Linha de Pesquisa em Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. O objetivo principal deste estudo é analisar e questionar o controle exercido sobre o trabalho docente em decorrência das novas políticas educacionais, em especial a plataformização da educação. Além disso, busca-se problematizar a ideologia neoliberal predominante, abordando aspectos como o estreitamento curricular, a competição entre profissionais, a pressão por desempenho, e principalmente a precarização da formação e do trabalho docente. Com base em uma revisão bibliográfica, o foco da pesquisa recai sobre o trabalho dos professores da Educação Básica no Estado do Paraná, embora o fenômeno seja observado em todos os níveis educacionais. Para a análise,  o método de estudo mais apropriado para abordar a problemática desta pesquisa é aquele fundamentado nos princípios do materialismo histórico dialético, conforme articulado por Marx e Engels em "A Ideologia Alemã" (1986), bem como por outros autores como Gaudêncio Frigotto (2010), Alvaro Luiz Hypolito (2015) e István Mészáros (2008). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análises bibliográficas e documentais sobre as plataformas educacionais implementadas pela Secretaria de Educação do Paraná (SEDD/PR). Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, já é possível identificar algumas análises conceituais sobre o trabalho docente com base na bibliografia selecionada.

Publicado
14-10-2024
Seção
Formação Social, Educação e Direitos Humanos