A ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS PARA ESTUDANTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OUTRAS NEURODIVERGÊNCIAS

  • Bruna Raquel Dlugokenski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Portella Biscaino
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Atividades avaliativas, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Atualmente, é previsto por lei a garantia da vaga ao aluno com neurodivergência nas escolas de Educação Básica do Brasil. Também é prevista a adaptação das aulas e avaliações destinadas a este aluno, tomando como premissa o Plano Educacional Individualizado. Com base nisso, o presente relato de experiência busca discutir a respeito de quais adaptações estão sendo realizadas nas atividades avaliativas no contexto educacional observado. Para isso, foi tomado como base os relatos de vivências da autora estagiária ao longo da realização das observações de uma escola de Educação Básica da cidade de Realeza - PR, durante o curso do componente curricular de “Estágio Curricular Supervisionado II: Acompanhamento do Trabalho do Professor”. Além disso, foi possível iniciar a discussão sobre quais adaptações estão demonstrando resultados positivos quando aplicadas às provas de alunos com Transtorno do Espectro Autista ou outras neurodivergências. É recomendado adaptar a forma em que a prova é realizada pelo aluno, como a utilização de questões mais diretas e inserção de imagens que podem ajudar a sua compreensão. Ademais, a realização da prova pelo aluno com um professor como mediador, atuando como leitor e escriba, pode ser uma boa opção de adaptação. Desta forma, busca-se garantir o direito à educação ao aluno com neurodivergências através da equidade.

Publicado
14-10-2024