NARRATIVA COMO MEIO DE TEXTUALIZAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Resumo
A linguagem é constituinte fundamental da produção e circulação do conhecimento e, como expressão dessa, a narrativa se apresenta como modo de ordenar a experiência humana e, por conseguinte, como uma forma de tráfego de tradições e saberes da humanidade. É considerando isso que buscamos melhor compreendê-la e identificá-la numa obra da Literatura de Divulgação Científica, a fim de desenvolver uma análise que ajude o professor a qualificar as narrativas de Divulgação Científica como um recurso didático para a educação em ciências. Através das contribuições de Labov (1972), realizamos um movimento inicial de olhar como os elementos estruturais se apresentam no capítulo “Ácido ascórbico” do livro “Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história” (Le Couteur; Burreson, 2006). Consideramos que a narrativa de Divulgação Científica é um modo de textualizar e fazer circular o conhecimento científico, que deve ser compreendida pelo docente que almeja usá-la em contexto escolar.