A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA

  • Mayra Alonço Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Rosana Franzen Leite
  • Claudia Almeida Fioresi
Palavras-chave: Paulo Freire, Formação continuada, Ensino de ciências

Resumo

Este ensaio teórico é parte integrante de uma pesquisa de doutorado, a qual abrange a influência das ideias de Paulo Freire na pesquisa sobre formação continuada de professores de Ciências no estado do Paraná. O estudo aborda diferentes aspectos históricos até a contemporaneidade, tendo Freire como fio condutor teórico. Para estabelecer essa articulação, utilizamos as obras "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", "Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido" e “Pedagogia do Oprimido” como principais fontes de leitura. Paulo Freire transcendeu a compreensão dos princípios da educação, defendendo uma visão de educação transformadora e libertadora, fundamentada na crítica à realidade. Desse modo, nos propusemos a buscar aproximações entre as obras supracitadas e a formação continuada de professores de Ciências, para entender como os princípios freirianos podem contribuir e estar presentes nesse campo do conhecimento. Pudemos estabelecer alguns aspectos importantes, como: práticas pedagógicas inovadoras, reconhecimento do papel transformador do professor; integração do contexto histórico às práticas de ensino de Ciências, práticas educativas para um ensino de Ciências transformador; participação dos alunos na construção do conhecimento, construção coletiva do conhecimento, metodologias inovadoras e reflexiva, integração de uma visão crítica da ciência nas aulas e engajamento crítico, consciente e autônomo para uma formação justa e equitativa.

Publicado
14-10-2024
Seção
Formação Docente em Educação em Ciências e Educação Matemática