ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA V - SEMÁNTICA E PRAGMÁTICA: RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA 9ª FASE DO CURSO DE LETRAS DA UFFS – CAMPUS REALEZA.
Resumo
Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza. A delimitação temática trata sobre os fenômenos relativos à ambiguidade e vagueza, tipos de ambiguidade, a partir de uma reflexão com abordagem referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste estudo, posto que a discussão e a reflexão sobre os fenômenos semânticos - ambiguidade e vagueza - são de suma importância para uma melhor compreensão linguística e formação docente. Esta experiência tem como objetivos específicos: estudar as teorias sobre os fenômenos da significação; reconhecer processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos; bem como propor práticas de ensino e de aprendizagem para a Educação Básica com fundamento nas reflexões acerca da produção de significado e na construção de sentidos aos enunciados. Por isso a categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados. Por meio das produções (plano de trabalho, prática docente e relato) focadas no estudo dos fenômenos da significação, viabiliza-se o contato com as noções básicas da Semântica e da Pragmática, as quais contribuem para a construção de conhecimentos. Dessa forma, os acadêmicos, além de aprenderem sobre os fenômenos, são postos como sujeitos ativos durante todo o processo, trocando experiências e colaborando com a formação de todos, cooperando no ensino e na aprendizagem de maneira satisfatória.