ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO REFERENCIAL
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA 9ª FASE DO CURSO DE LETRAS.
Resumo
Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da
significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal
da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza. A delimitação temática trata sobre os
fenômenos relativos à referência, a sintagmas nominais e tipos de referência e o
sentido, além da pressuposição, a partir de uma reflexão com abordagem
referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da
linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos
semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste
estudo, uma vez que a reflexão e a apropriação dos conhecimentos sobre os tópicos
focalizados pelos acadêmicos, de maneira individual e coletiva, bem como para o
Curso de Letras da Instituição, fazem-se necessárias ao aprimoramento linguístico
do professor de língua, materna e estrangeira, em formação. Por isso a
categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem
analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por
documentaçãoindireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das
informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem
histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados.
Nessa perspectiva, por meio da utilização da linguagem multimodal, músicas e
memes, há a intenção de analisar conceitos gramaticalmente estáticos e
primeiramente abstratos à realidade histórica e atual no que tange aos campos de
atividade humana (Bakhtin, 2016[1979]), em correlação estreita ao estudo do
sentido, das referências e da enunciação.