ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO REFERENCIAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA 9ª FASE DO CURSO DE LETRAS.

  • Gabriel Leal Santos
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza
  • Ketlyn Lidiane de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Práticas Docentes., Curso de Letras, Referências, Fenômenos Semânticos da Significação

Resumo

Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da
significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal
da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza. A delimitação temática trata sobre os
fenômenos relativos à referência, a sintagmas nominais e tipos de referência e o
sentido, além da pressuposição, a partir de uma reflexão com abordagem
referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da
linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos
semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste
estudo, uma vez que a reflexão e a apropriação dos conhecimentos sobre os tópicos
focalizados pelos acadêmicos, de maneira individual e coletiva, bem como para o
Curso de Letras da Instituição, fazem-se necessárias ao aprimoramento linguístico
do professor de língua, materna e estrangeira, em formação. Por isso a
categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem
analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por
documentaçãoindireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das
informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem
histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados.
Nessa perspectiva, por meio da utilização da linguagem multimodal, músicas e
memes, há a intenção de analisar conceitos gramaticalmente estáticos e
primeiramente abstratos à realidade histórica e atual no que tange aos campos de
atividade humana (Bakhtin, 2016[1979]), em correlação estreita ao estudo do
sentido, das referências e da enunciação.

Publicado
14-10-2024
Seção
Linguagens, Docência e Formação de Professores