O GÊNERO CONTO DE FADAS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
Resumo
Este relato de experiência apresenta um recorte na formação inicial docente, por meio de ações realizadas no Programa Residência Pedagógica – PRP. Trata-se de um trabalho realizado a partir do estudo sobre o gênero discursivo conto de fadas e as práticas de leitura, análise linguística-semiótica e escrita, em uma turma de 2º Ano do Ensino Médio – EM de um colégio público do estado do Paraná. O objetivo é entender em que medida o estudo do gênero discursivo conto de fadas pode ser considerado uma oportunidade profícua na formação inicial de professores participantes do PRP.UFFS, proporcionando a reflexão sobre a práxis docente em práticas de leitura, análise linguística-semiótica e escrita, no campo dos estudos da linguagem e dos multiletramentos. A metodologia deste estudo tem natureza teórico-prática, caráter etnográfico, com abordagem qualitativo-interpretativa das informações, fins explicativos e geração de dados por documentação direta: extensiva (questionários) e intensiva (observação e interação nas aulas práticas); e indireta: com investigação bibliográfica e em documentos oficiais parametrizadores. O método de análise e de interpretação dos elementos é dialético, com procedimentos técnicos de âmbito histórico, comparativo e monográfico (pesquisa-ação). Como resultado, tem-se a efetividade das práticas, no que tange à aprendizagem dos estudantes e do residente, por meio das atividades desenvolvidas e dos conteúdos apreendidos.