IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
Resumo
Esse relato apresenta uma análise de parte de uma roda de conversa com estudantes-monitores da Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba (UTFPR-CT) sobre compreensões suas em relação à sua atuação como professores de português como língua adicional (PLA) no âmbito do Programa Extensionista de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) na mesma universidade no que diz respeito às percepções, entendimentos e sentimentos surgidos do contato em aula com pessoas de culturas e vivências diversas entre si. Para isso, procedemos, primeiramente, a uma contextualização da questão migratória – visto que os estudantes são migrantes em sua maioria – e a uma breve explicação do Programa. Depois disso, sintetizamos conceitos basilares para a análise que tratam de cultura, identidade e interculturalidade. Procedemos, então, a explicação da metodologia, caracterizando o relato como fruto de uma pesquisa-ação com caráter interpretativista. Fazemos a análise de excertos da roda de conversa, dialogando com a parte teórica desenvolvida e, por fim, trazemos algumas considerações sobre os resultados, ressaltando o espaço de ensino-aprendizagem construído como potencial para reflexão e formação de professores mais atentos para questões discursivas e identitárias sobre naturalização e essencialismos culturais.