DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS SURDAS

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Surdez, Família, Escola

Resumo

A presente pesquisa qualitativa, configurada como um estudo de caso, visa aprofundar a compreensão das dificuldades enfrentadas por crianças surdas no ambiente escolar e analisar o papel da interação entre família e escola na promoção do aprendizado e da inclusão social. Por meio de uma entrevista realizada com o pai de um aluno surdo em questão, a pesquisa revela que, apesar da deficiência auditiva, o aluno demonstra ser uma criança alegre e comunicativa, utilizando gestos e desenhos como formas alternativas de expressão. O desempenho escolar do aluno é prejudicado pela limitada presença de um professor de Libras e de um intérprete, o que restringe sua interação e compreensão em sala de aula. O pai do aluno destaca a importância de que seu filho tenha as mesmas oportunidades de aprendizado que as outras crianças e lamenta a insuficiente acessibilidade educacional proporcionada pela escola. A pesquisa conclui que a construção de uma parceria efetiva entre família e escola, fundamentada na colaboração mútua e no reconhecimento das habilidades e necessidades individuais dos alunos, é essencial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, que respeite e valorize a diversidade e singularidade de cada criança.

Biografia do Autor

Kalline Flávia Silva De Lira, Universidade do Vale do São Francisco

Professora Adjunta da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) - Campus Petrolina. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT). Professora formadora do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UNEB na cidade de Campo Alegre de Lourdes - BA. Doutora em Psicologia Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos (GPEISDH) e do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC), ambos do Campus Caruaru da UFPE. Associada da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Tem interesse nas áreas de representações sociais, violência, gênero, sexualidades, saúde mental e educação inclusiva, num viés dos direitos humanos.

Publicado
14-10-2024