MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA

: lembranças que permanecem

  • Luiz Eduardo Paulino da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Gabryel Cardoso Pavão Universidade Federal do Amapá
  • Francisca Maciene da Cunha Gomes Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: Acadêmicos, Memórias, Infâncias

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a vivência da monitoria voluntária em Teoria e Prática do Ensino na Educação Infantil, no semestre 2023.1, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das memórias dos graduandos sobre um acontecimento inesquecível no período da infância. A monitoria voluntária foi uma iniciação no ensino superior, na qual o monitor conheceu as atividades concernentes a disciplina. Ser monitor voluntário da disciplina me proporcionou conhecimento tanto prático quanto teórico, fazendo despertar o interesse e aspiração pelos assuntos da educação infantil. Essa experiência me deu agilidade no processo de aprendizagem, estimulando o adiantamento   de   novas   capacidades, como autonomia,   automotivação,  trabalho  em  equipe  e  espírito colaborativo. Mediante essa experiência, uma situação me desperta atenção, as memórias de infância de graduandos de pedagogia, as quais, no decorrer da disciplina, suscitaram reflexões, diálogos e questionamentos sobre os seres humanos que narram memórias. Conclui-se que as memórias de infâncias estão intrinsicamente enraizadas em cada pessoa. A partir da monitoria, compreendo o quanto é necessário o professor instigar os educandos a narrarem suas reminiscências da infância.  

Biografia do Autor

Gabryel Cardoso Pavão, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

Francisca Maciene da Cunha Gomes, Universidade Federal do Amapá

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

Publicado
14-10-2024