MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA

: lembranças que permanecem

Autores

  • Luiz Eduardo Paulino da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Gabryel Cardoso Pavão Universidade Federal do Amapá
  • Francisca Maciene da Cunha Gomes Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Acadêmicos, Memórias, Infâncias

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a vivência da monitoria voluntária em Teoria e Prática do Ensino na Educação Infantil, no semestre 2023.1, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das memórias dos graduandos sobre um acontecimento inesquecível no período da infância. A monitoria voluntária foi uma iniciação no ensino superior, na qual o monitor conheceu as atividades concernentes a disciplina. Ser monitor voluntário da disciplina me proporcionou conhecimento tanto prático quanto teórico, fazendo despertar o interesse e aspiração pelos assuntos da educação infantil. Essa experiência me deu agilidade no processo de aprendizagem, estimulando o adiantamento   de   novas   capacidades, como autonomia,   automotivação,  trabalho  em  equipe  e  espírito colaborativo. Mediante essa experiência, uma situação me desperta atenção, as memórias de infância de graduandos de pedagogia, as quais, no decorrer da disciplina, suscitaram reflexões, diálogos e questionamentos sobre os seres humanos que narram memórias. Conclui-se que as memórias de infâncias estão intrinsicamente enraizadas em cada pessoa. A partir da monitoria, compreendo o quanto é necessário o professor instigar os educandos a narrarem suas reminiscências da infância.  

Biografia do Autor

  • Gabryel Cardoso Pavão, Universidade Federal do Amapá

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

  • Francisca Maciene da Cunha Gomes, Universidade Federal do Amapá

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

14-10-2024