A MALDIÇÃO DO CONHECIMENTO E A RELAÇÃO DOCENTE-DISCENTE

  • Stefani Pacheco Skodowski UTFPR
  • Anselmo Lima
  • Dalvane Althaus
Palavras-chave: Clínica da Atividade, Autoconfrontação Cruzada, Prática Docente

Resumo

Este relato de pesquisa consiste em uma dissertação em construção no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, sob orientação do Professor Doutor Anselmo Lima, cuja temática é a maldição do conhecimento na relação docente-discente. O tema emergiu durante uma intervenção de Clínica da Atividade Docente (CAD) realizada no ano de 2023 em um colégio do município de Pato Branco (PR), valendo-se do método de autoconfrontação cruzada. A maldição do conhecimento pode ser entendida como a tendência do indivíduo, quando em interação, de prever equivocadamente que o(s) outro(s) têm um pano de fundo similar e profundidade de conhecimento para entender aquilo que enuncia. Isso se estende à prática docente em vários âmbitos, de modo que aqui busca-se abordar a relação entre professor e aluno dentro de sala de aula. A CAD é uma abordagem que visa a transformar e estudar a prática docente por meio de métodos como o de autoconfrontação, em que o professor se vê e se analisa em ação de aula. Os dados desta pesquisa são provenientes da intervenção realizada por e com dois professores da instituição. Esses dados são analisados a partir da enunciação verbal dos participantes, que estão registradas no formato audiovisual e em fase de transcrição. O objetivo geral do presente trabalho é o de apresentar o andamento da pesquisa e as considerações prévias já encontradas. Para isso, definem-se como objetivos específicos: conceituar a Clínica da Atividade Docente; detalhar o método de autoconfrontação; definir o conceito de “Maldição do Conhecimento”. 

Publicado
14-10-2024
Seção
Linguagens, Docência e Formação de Professores