A RELEVÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS E IDENTIDADES DOCENTES PARA O MOVIMENTO DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA

  • FERNANDA MARCHIORI GRAVE IFPR/UNIOESTE
  • RODOLFO EDUARDO VERTUAN, DR. utfpr
  • CLODIS BOSCARIOLI, DR. UNIOESTE
Palavras-chave: Insubordinação Criativa, Experiência, Identidade

Resumo

Este artigo explora a relevância das experiências e identidades docentes no contexto do Movimento da Insubordinação Criativa. Esse movimento busca desafiar normas e práticas estabelecidas pelo sistema e pela cultura escolar por meio de abordagens inovadoras e subversivas. Ao analisar as teorias de Paulo Freire sobre educação libertadora e  pedagogia crítica, além de outras contribuições contemporâneas, o estudo argumenta que a valorização das experiências individuais e coletivas, bem como o reconhecimento das identidades diversas, são fundamentais para o Movimento da Insubordinação Criativa, e conclui que a insubordinação criativa não só promove a transformação social, mas também fortalece as experiências e identidades dos docentes.

Biografia do Autor

RODOLFO EDUARDO VERTUAN, DR., utfpr

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio; e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: rodolfovertuan@yahoo.com.br.

CLODIS BOSCARIOLI, DR., UNIOESTE

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, Paraná, Brasil. E-mail: boscarioli@gmail.com.

Publicado
14-10-2024
Seção
Formação Docente em Educação em Ciências e Educação Matemática