Ensinar Ciências com tecnologias: reflexões sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo

Palavras-chave: Conhecimento Tecnológico do Conteúdo, Formação de professores, Ensino e aprendizagem de ciências

Resumo

Resumo. 

Biografia do Autor

Claudia Escalante Medeiros, Universidade Federal da Fronteira do Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (1997) e em Pedagogia pela FABRAS (2020). Especialista em Educação- Aspectos Legais e Metodológicos (2001) pela Universidade da Região da Campanha, Especialista em Ciência e Tecnologia (2010), com ênfase no Ensino de Química e Física pela Universidade Federal do Pampa, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar (2019), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Especialista em Neurociências pela FABRAS (2022); Especialista em Educação Especial, Inclusiva, Psicopedagogia Clínica, e Neuropsicolologia Clínica, Hospitalar e Institucional, pela FAECH (2022) Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Pós-doutora no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul. Exerce atividades docentes. na Rede Estadual, atuando na área das Ciências da Natureza e Matemática-Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em Pinheiro Machado/RS. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Recursos e Estratégias de Ensino e Coordenação Pedagógica. Desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Ciências, Epistemologia da Ciência, Ensino de Química, Currículo com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Pesquisa como princípio Pedagógico, Formação de Professores, Políticas Nacionais da Educação Básica; Educação a Distância, Formação Inicial e Continuada de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira do Sul

Graduações em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Atuação nas Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências ? PPGEC na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. As atividades de extensão e pesquisa são desenvolvidas nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, constituição docente, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), Investigação-formação-ação e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Biologia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas de 2016-2017.

Publicado
11-01-2024
Seção
Formação de Professores de Ciências