Leituras para Natureza com crianças da Educação Infantil
Resumo
Articula-se na pesquisa compreensões entre práticas educativas desenvolvidas na Educação Infantil e as interfaces da leitura para natureza. Embora haja consenso sobre a importância de se estabelecer práticas educativas que conectem as crianças à natureza constata-se lacunas na produção científica da pós-graduação brasileira sobre o tema. Diante disso, partimos do pressuposto que existe uma urgência de ressignificar espaços, tempos e práticas educativas para percursos formativos das crianças, considerando suas curiosidades e interesses na e sobre a natureza. Nesta pesquisa articula-se diferentes leituras das crianças para natureza. Para isso, reflete-se acerca de práticas educativas com leituras na natureza, correspondendo às atividades em campo, em que são propostas às crianças situações para investigações e experimentações em ambientes naturais. Já, as leituras sobre a natureza consistem naquelas em que são propiciadas às crianças situações para o acesso aos livros informativos. Ainda, a leitura da natureza faz alusão às produções das crianças, como processos e produtos de suas interpretações dos fenômenos naturais, considerando as suas relações em campo, com os livros informativos e com a expressão de diferentes linguagens. Diante disso, a pergunta que mobiliza a pesquisa é quais repercussões da promoção de práticas educativas que articulam leituras para natureza na elaboração de compreensões dos fenômenos naturais por um coletivo de crianças pequenas na Educação Infantil? Para a investigação, partiu-se dos objetivos específicos: a) elaborar referentes para compor práticas educativas que incentivem leituras da criança para natureza, na articulação de compreensões teóricas e documentos curriculares oficiais da Educação Infantil. b) desenvolver um produto educacional com práticas educativas que contribuem para percursos formativos de crianças pequenas para leituras na/sobre/da natureza. c) analisar efeitos nas compreensões das crianças sobre os fenômenos naturais a partir das suas vivências em práticas educativas desenvolvidas com o produto educacional. Foram gerados dados por meio de observação participante e análises de documentos de produções de atividades realizadas com as crianças em proposta de sequência didática “Leituras das formigas”. Para interpretação, os dados foram submetidos a análise textual discursiva. Concluímos que as experiências vivenciadas pelas crianças lhes possibilitaram leituras na natureza: favorecendo aprendizagens de conceitos que ampliaram as suas explicações, bem como habilidades de observação dos fenômenos naturais investigados. Nas relações com os livros informativos, as crianças tiveram oportunidade de conhecerem essas obras, explorarem imagens, estabelecerem relações de suas curiosidades e observações com leituras sobre a natureza. Além disso, com diferentes linguagens, as crianças puderam expressar suas descobertas nas leituras da natureza. Com isso, a pesquisa reverberou em experiências de desemparedamento das crianças e de conhecimento dos livros informativos, ampliando repertórios científicos e culturais, quando aprendem e se desenvolvem na Educação Infantil em conexão com a natureza. Com os referentes elaborados foi possível realizar interpretações da sequência didática investigada, bem como subsidiar a elaboração do produto educacional com mais propostas de leituras para natureza com as crianças. Por fim, com a pesquisa buscamos contribuir com a elaboração de conhecimentos científicos e pedagógicos às práticas educativas de docentes da Educação Infantil que favoreçam percursos formativos às crianças em suas diferentes leituras na/sobre/da natureza.