Tríade de interação, o conhecimento pedagógico de conteúdo e a Investigação-Formação-Ação: implicações das memórias de formação na licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

  • Andressa Vargas de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa/RS

Palavras-chave:

Constituição Docente, Formação de Professores, Reflexão

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

  • Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto (2019). Especialização em Ensino de Ciências da Natureza IFFAR - Campus Santa Rosa (2021). Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo (2023), em que atuou como Bolsista CAPES DS. Professora na Rede Estadual de Ensino da Cidade de Redentora - RS. Segue pesquisando sobre Ensino de Ciências com ênfase na formação de professores, práticas pedagógicas, ensino e aprendizagem, experimentação, estágios de docência, constituição docente e conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK).

  • Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa/RS

    Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015).  Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências