Oito dimensões do capital da ciência para (re)pensar a inclusão de pessoas com deficiência na perspectiva STEM

Autores

Palavras-chave:

STEM, Science Capital, Capital da Ciência, Pessoa com deficiência, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Resumo

 

Biografia do Autor

  • Gabriela Sehnem Heck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS(2021-atual), com período sanduíche na Universidade de Newcastle (UK) (2022-2023). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2021) e graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2018). Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade - GPECCC (CNPq - PUCRS/ 2018-atual), do Grupo de Estudo e Inovação em Língua Brasileira de Sinais - GEIL (CNPq/ 2019-atual) e do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis MCCAC (2020-atual). Atua como colaboradora em apoio técnico no programa Mulheres na Ciência: parceria Brasil-Reino Unido para equidade de gênero 2022-2023, da PUCRS em parceria com a UFRGS, Kings College London e British Council. Tem certificação em Curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nível Avançado (2019) pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS-RS). Trabalhou como bolsista de Iniciação Científica no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) com Educação Inclusiva e atividades em Libras, realizando atividades sobre a Língua Brasileira de Sinais na exposição do museu. Atualmente pesquisa temas relacionados à Educação Inclusiva, Educação em Espaços não-formais e sobre o Capital da Ciência (Science Capital) de pessoas com deficiência.

  • José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Doutorando em Ciências Criminais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCRIM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é Bacharel em Direito (Escola de Direito - PUCRS), Licenciado em Ciências Biológicas (Faculdade de Biociências - PUCRS) e Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da PUCRS. Diplomado em Ciências Sociais pela Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales (FLACSO) de Buenos Aires, Argentina, foi Visiting Professor da University of Oxford, Inglaterra (Bolsista do Programa CAPES/PrInt, 2019-2020). Professor Visitante da Universidade de Coimbra, Portugal (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2019) e Academic Visitor da University Edinburgh, Escócia (School of Social and Political Sciences, 2022). Coordenou projetos de divulgação científica junto à Newcastle University, Inglaterra, financiados pelo Newton Fund e British Council Brazilian Office (Institutional Skills Grantee, 2016). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU, Escola de Humanidades) e Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM, Escola Politécnica) da PUCRS. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Red Iberoamericana de Filosofía Política (RIFP). Foi Coordenador Educacional do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS, 2014-2017) e Diretor de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS (PROEX/PUCRS, 2018). Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC PUCRS/CNPq). Conduz investigações no campo dos estudos Foucaultianos e Deleuzianos abordando temáticas como: governamentalidade, educação e controle social; currículo e biopolítica; neoliberalismo e educação; processos de subjetivação na escola; filosofia da diferença; educação em museus e estética; epistemologia da biologia.

  • Monica da Silva Gallon, Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) e Universidade Federal do Paraná

    Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemática (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora Colaboradora no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Professora visitante no departamento de Didática da Matemática e das Ciências Experimentais, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Educação Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC PUCRS/CNPq) e do grupo LIEC (Llenguatge i Ensenyament de les Ciències) da Universidade Autônoma de Barcelona. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem na área de Ciências/ Biologia e formação de professores. Realiza pesquisas voltadas às feiras de ciências/mostras científicas, especialmente nas relações e aprendizagens envolvendo os professores e estudantes participantes desses eventos.

Downloads

Publicado

11-01-2024

Edição

Seção

Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS/CTSA