Oito dimensões do capital da ciência para (re)pensar a inclusão de pessoas com deficiência na perspectiva STEM

Palavras-chave: STEM, Science Capital, Capital da Ciência, Pessoa com deficiência, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Resumo

 

Biografia do Autor

Gabriela Sehnem Heck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS(2021-atual), com período sanduíche na Universidade de Newcastle (UK) (2022-2023). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2021) e graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2018). Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade - GPECCC (CNPq - PUCRS/ 2018-atual), do Grupo de Estudo e Inovação em Língua Brasileira de Sinais - GEIL (CNPq/ 2019-atual) e do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis MCCAC (2020-atual). Atua como colaboradora em apoio técnico no programa Mulheres na Ciência: parceria Brasil-Reino Unido para equidade de gênero 2022-2023, da PUCRS em parceria com a UFRGS, Kings College London e British Council. Tem certificação em Curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nível Avançado (2019) pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS-RS). Trabalhou como bolsista de Iniciação Científica no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) com Educação Inclusiva e atividades em Libras, realizando atividades sobre a Língua Brasileira de Sinais na exposição do museu. Atualmente pesquisa temas relacionados à Educação Inclusiva, Educação em Espaços não-formais e sobre o Capital da Ciência (Science Capital) de pessoas com deficiência.

José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Doutorando em Ciências Criminais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCRIM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é Bacharel em Direito (Escola de Direito - PUCRS), Licenciado em Ciências Biológicas (Faculdade de Biociências - PUCRS) e Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da PUCRS. Diplomado em Ciências Sociais pela Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales (FLACSO) de Buenos Aires, Argentina, foi Visiting Professor da University of Oxford, Inglaterra (Bolsista do Programa CAPES/PrInt, 2019-2020). Professor Visitante da Universidade de Coimbra, Portugal (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2019) e Academic Visitor da University Edinburgh, Escócia (School of Social and Political Sciences, 2022). Coordenou projetos de divulgação científica junto à Newcastle University, Inglaterra, financiados pelo Newton Fund e British Council Brazilian Office (Institutional Skills Grantee, 2016). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU, Escola de Humanidades) e Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM, Escola Politécnica) da PUCRS. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Red Iberoamericana de Filosofía Política (RIFP). Foi Coordenador Educacional do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS, 2014-2017) e Diretor de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS (PROEX/PUCRS, 2018). Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC PUCRS/CNPq). Conduz investigações no campo dos estudos Foucaultianos e Deleuzianos abordando temáticas como: governamentalidade, educação e controle social; currículo e biopolítica; neoliberalismo e educação; processos de subjetivação na escola; filosofia da diferença; educação em museus e estética; epistemologia da biologia.

Monica da Silva Gallon, Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) e Universidade Federal do Paraná

Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemática (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora Colaboradora no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Professora visitante no departamento de Didática da Matemática e das Ciências Experimentais, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Educação Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC PUCRS/CNPq) e do grupo LIEC (Llenguatge i Ensenyament de les Ciències) da Universidade Autônoma de Barcelona. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem na área de Ciências/ Biologia e formação de professores. Realiza pesquisas voltadas às feiras de ciências/mostras científicas, especialmente nas relações e aprendizagens envolvendo os professores e estudantes participantes desses eventos.

Publicado
11-01-2024
Seção
Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS/CTSA