Diversidade representacional no Ensino de Física: tipos de raciocínio, modelos e aprendizagem

  • Dhymmi Samuel Vergennes universidade estadual de londrinaq
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Osmar Henrique Moura da Silva
Palavras-chave: Multimodos e múltiplas representações, Diversidade representacionall, Multimodalidade, Raciocínio formal e informal, Construção de modelos

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Possui bacharelado e licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade de São
Paulo – USP, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo –
USP e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente
é Professor Associado C do Departamento de Física da Universidade Estadual de
Londrina – UEL e pertence ao programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de
Ciências/UEL.

Paulo Sérgio de Camargo Filho, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e
doutorado (2014) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade
Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Magistério Superior lotado no
Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus
Londrina/PR, docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, e docente permanente pelo
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL.

Osmar Henrique Moura da Silva

Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina por meio de concurso público. Graduado em Física (licenciatura) pela UEL (1997), Especialista em Física para o novo ensino médio pela UEL (1998), Mestre em Educação pela UEL (2003), Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru-SP (2008). Realiza pesquisas em Instrumentação para o Ensino de Física, divulga propostas de equipamentos inovadores aos ambientes/centros de educação não formal (MCTs), e realiza pesquisas com referenciais da História e Filosofia da Ciência, racionalidade e pensamento crítico, para contribuir à educação científica. Tem vasta experiência em desenvolver experimentos didáticos, abastecendo aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação. Também é o responsável por construir e constantemente reparar diversos experimentos de física, muitos deles automatizados ao público, do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina. É o responsável pela proteção radiológica do Laboratório de Pesquisa e Instrumentação em Ensino de Física do Depto de Física da UEL, com pessoal licença/registro AP-1557 na CNEN para uso de pequenas quantidades de radioisótopos na área de aplicação em pesquisa e ensino.

Publicado
11-01-2024
Seção
Metodologias de Ensino de Ciências