Educação e Conservação Ambiental: uma aliança essencial para os Desafios do Seculo XXI

  • Juliana Nascimento Magno Uemg
  • Flavia Moreira Gomes
  • Reisila Simone Migliorine Mendes
Palavras-chave: Metodologias ativas; Ciências Ambientais; Gamificação.

Resumo

O século XXI é o marco da imersão de inúmeros desafios ambientais, os quais são frutos dos impactos cumulativos ao longo da história da humanidade. Essas ações e seus efeitos evidenciam, no relógio ecológico atual, desequilíbrios em um efeito cascata, em diversas escalas e esferas da vida. Sendo assim, direcionando o foco aos seres humanos, sabe-se que esses enquanto espécie são os principais responsáveis por esses distúrbios. Mas afinal, falar de população humana é falar de homogeneidade de visões, oportunidades e consciências? Obviamente não, é notório salientar que as mais diversas sociedades apresentam as mais diversas formas de vida, sobretudo, as mais diversas condições socioeconômicas e acessos às oportunidades chave para emancipação do sujeito, a educação de qualidade. Nesse contexto, tem-se no século XXI grandes impactos no planeta, bem como disparidade no que tange à educação. Todas essas questões quando a analisa como um processo dinâmico e investigativo, nota-se que um grande desafio, o qual Novoa (2011) elenca, frente a esses diferentes problemas relacionados aos vários contextos e o aprendizado, tem-se que muitos alunos estão administrativamente inscritos na escola, frequentam-na do ponto de vista físico, mas nunca verdadeiramente nela entraram. Assim, diante dos desafios de ensinar ciências a jovens com perfis de desinteresse e imersos em conflitos sociais, bem como de todos os aspectos elencados no texto, salienta-se os aportes que as metodologias ativas, como a gamificação e o júri simulado nos oferece. Propomos nesse manuscrito que as estratégias de conservação devem levar em consideração as metodologias e arcabouços de educação, iniciando com estratégias de avaliação diagnóstico. O cenário mostra que é vital aprender para além dos muros da escola, dos diferentes acessos e dos diferentes públicos. Sabe-se também que as estratégias de sensibilização ambiental são mais efetivas quando não negligenciam o contexto das diferentes realidades em escala local, regional e nacional. Entender a aliança vital entre educação e conservação da natureza.

Publicado
14-12-2020
Seção
Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS/CTSA