CONCEITUAÇÃO DO MOVIMENTO STEM POR MEIO DA COMUNIDADE DE PRÁTICA GEMS

  • Andressa Freitas Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Jhenifer Dutra Pozzer
  • Juliana Guarize Medeiros
  • Daniel Morin Ocampo
  • Luiz Caldeira Brant de Toletino Neto
Palavras-chave: Educação STEM, Contexto educacional brasileiro, Movimento

Resumo

O cenário mundial tem caminhado atualmente a passos largos no desenvolvimento científico e tecnológico e, com isso, áreas como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática ganham cada vez mais visibilidade e notoriedade. Nesta esteira , surge o STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics)  que, a partir de sua origem política e econômica, adentra nos muros das escolas e insere-se no ambiente escolar nos mais diversos lugares do mundo. Nesta perspectiva, este trabalho objetiva discutir e adaptar o conceito de Educação STEM para atender às complexas demandas da educação brasileira. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e exploratória a partir de uma Comunidade de Prática, intitulada posteriormente como Grupo de Estudos do Movimento STEM (GEMS). Como produto, elaborou-se um conceito de STEM, como movimento que visa um ensino interdisciplinar e emancipatório, oportunizando ao estudante o conhecimento técnico e epistemológico para melhor compreender o mundo, além de promover a criatividade, criticidade, comunicação e colaboração. Por fim, infere-se a importância e relevância do conceito elaborado acerca do Movimento STEM, apresentando possibilidades de desenvolvimento no contexto educacional brasileiro, visto sua interligação com as políticas públicas educacionais.

Publicado
23-01-2021
Seção
Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS/CTSA