A dinâmica das controvérsias na transformação de um Projeto Pedagógico de Curso: um estudo à luz da Teoria Ator Rede

Palavras-chave: Educação emancipatória, Teoria Ator-rede, Cartografia de Controvérsias

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de doutoramento ainda em construção cujo objetivo é evidenciar as variavéis socioeducativas que influenciaram a implantação de uma proposta pedagógica inovadora, com características da educação emancipatória de perfil freireano,  em um campus do Instituto Federal, no Ensino Médio Integrado. A proposta, descrita no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), sugeria a Pedagogia por Projetos como metodologia de trabalho. Durante o processo de implantação surgiu vários conflitos entre todos os envolvidos que circundavam este documento. Assim sob o referencial da Teoria ATOR-REDE de Bruno Latour e usando a Cartografia de Controvérsias  seguimos o PPC durante 4 anos e optamos em descrever essa dinâmica a partir de uma narrativa documentada. Elegemos a Controvérsia da Metodologia como discordância principal já que muitos relatos e documentos questionavam a possibilidade de integrar a formação técnica com a formação para o mundo da vida. Ao final vimos o PPC inicial inovador se transformar em um PPC de caracteristicas da educação tradicional, totalmente diferente da proposta inicial. Como precoce conclusão, acreditamos que superar a dicotomia entre a formação técnica e a formação cidadã por meio de uma pretensa integralização transcente o contexto escola, professor, comunidade para um nível que exige um investimento politico de aculturamento social que até o momento parece não ter ocorrido neste país.  

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, UEL

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182 (Texto informado pelo autor)

Publicado
14-12-2020
Seção
Políticas Educacionais e Currículos de Ciências