Modelagem nas ciências e o desenvolvimento da alfabetização científica

  • Adriane Kis Schultz Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

Este texto trata de Modelagem nas Ciências - MC e Alfabetização Científica - AC nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Tem como objetivo reconhecer o sentido atribuído às palavras 'modelo', 'modelagem' e 'alfabetização científica', bem como compreender de que modo práticas de MC contribuem para o desenvolvimento da AC. Os dados foram constituídos a partir do

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Selecionamos duas pesquisas para análise considerando o critério de apresentar as três unidades de registro conjuntamente. A análise seguiu os procedimentos da análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que o sentido atribuído à palavra modelo está associado ao senso de representação e modelagem é entendida como o processo de elaboração de um modelo. A AC se dá a partir da leitura e compreensão do mundo trazendo consigo elementos de cunho científico. Além disso, evidenciamos que práticas de MC favorecem o desenvolvimento da AC a partir das ações realizadas em cada uma das suas etapas.

 

Publicado
14-12-2020
Seção
Alfabetização Científica, Educação Ambiental e Estudos CTS/CTSA