O colonialismo português testemunhado: memória e trauma

Autores/as

Palabras clave:

colonialidade, Ibero-Améfrica, literatura, testemunho, trauma

Resumen

A pesquisa que apresento no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim tem lastro nos cenários enunciados por Conceição Evaristo, Isabela Figueiredo e Grada Kilomba diante de uma máscara: a do silenciamento pelo colonialismo racista e patriarcal. Abarcamos, nesse caso, as dificuldades de se expressar no âmbito da aplicação de políticas sádicas de conquista e dominação e sistemas brutais de cerceamento das que foram produzidas como "Outras". Deparo-me, por meio das colocações de Grada, com o medo de que o colonizador tenha que escutar aquilo que é "mantido em silêncio como segredo". Há, nesse raciocínio, um investimento na negação em se reconhecer as violências da história – onde a busca pela restrição da fala dos subalternizados aparece como método para não se expor a quaisquer discursos que afrontem a lógica colonial. Com isso em mente, identifico um ordenamento por meio do qual as percepções tornadas públicas por Evaristo, Figueiredo e Kilomba têm sido negadas e reprimidas. Os "segredos" aqui abrangem aspectos como a barbárie da ditadura civil-militar no Brasil, o fascismo do Estado Novo português sobre o mundo colonial e a constante recriação do racismo na Europa. Indo além, a verdade ocultada contempla a existência dos traumas das mulheres e da negritude diante desses regimes e a articulação deles a um passado mais amplo que se manifesta como reminiscência no tempo presente: a colonialidade no Império Português e os seus distintos desdobramentos no que chamo de Ibero-Améfrica. Assim, sustento que, nesta investigação, pretendo trabalhar com uma ideia que já não pode mais ser negligenciada: a ferida colonial está aberta.

Biografía del autor/a

  • Guilherme José Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em História pela UFFS. Integra, na condição de membro fundador, o Laboratório de História Pública da UFFS (LAHIPU). Faz parte da equipe do projeto de extensão Anjo da História: plataforma digital de divulgação e debate histórico, iniciativa de História Pública com inspiração benjaminiana. É colunista do site História da Ditadura. É membro do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT), afiliado ao Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atua no Centro de Documentação e Laboratório de História Oral (CDLHO) da UFFS, com envolvimento no Grupo de Pesquisa Práticas de Conservação em Documentos Históricos na Colônia Erechim e nas atividades de digitalização e catalogação de acervos judiciais. Compõe o Grupo de Pesquisa Sítios de memória e consciência: passados traumáticos, esfera pública e democracia, associado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim e à Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC). Está inserido no Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) da UFFS. Frequenta o Grupo de Estudos Pesquisa em História - Teoria e Prática, vinculado ao PPGICH/UFFS e ao Curso de História da UFFS - Campus Chapecó. Cursa disciplinas em programas de pós-graduação em História, Educação, Filosofia, Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas de diversas universidades brasileiras (USP, UNIRIO, UFRGS, UFSC e UFFS). Esteve bolsista (2021-2024) do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes - Práxis (PET/FNDE), grupo com foco na educação popular de matriz freireana. Foi investigador no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS, tendo desenvolvido os projetos de pesquisa Mediação e Didática: um estudo genealógico e cartográfico da produção acadêmica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil (2021-2023) e Guerra e paz nos livros didáticos de História: a proposta "por uma Compreensão Internacional" da UNESCO (2023-2024), bem como bolsista (2020-2021) e voluntário (2021-2022) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e voluntário (2022-2024) no Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Participa, enquanto representante discente, de diversos órgãos colegiados da UFFS. Tem experiência em pesquisas relacionadas à história de Erechim e à ditadura civil-militar na região Alto Uruguai. Se interessa pelos seguintes temas: ditadura civil-militar brasileira, Estado Novo português em Moçambique, colonialismo de Portugal, trauma colonial, literatura testemunhal e estudos pós-coloniais e decoloniais, os quais foram foco do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado: Memórias de duas ditaduras ibero-amefricanas: Brasil, Moçambique e Portugal nas escrevivências pós-coloniais de Conceição Evaristo e Isabela Figueiredo.

Publicado

12-06-2025