RELATO DE EXPERIÊNCIA
O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO FERRAMENTE DE DESENVOLVIMENTO INICIAL DO DOCENTE.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e sua importância na formação inicial de professores. Trata-se de um relato de experiência de uma graduanda em Ciências Sociais – Licenciara, bolsista do PIBID entre os anos de 2016 a 2018, no Subprojeto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul. O breve relato advém de suas atividades (observação e intervenção) realizadas na Escola de Educação Básica: “Coronel Lara Ribas”, no município de Chapecó – Santa Catarina e na disciplina de sociologia.
Referências
BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2010. Seção 1, p. 4
DE CASTRO, Amélia Domingues. A licenciatura no Brasil. Revista de História, v. 50, n. 100, p. 627-652, 1974.
FREIRE, Paulo; Pedagogia da autonomia. 1996.
PAREDES, Giuliana Gionna Olivi; GUIMARÃES, Orliney Maciel. Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Professores de Biologia, Física e Química. Química Nova na escola, v. 34, n. 4, p. 266-277, 2012.
SANTOS FELÍCIO, Helena Maria. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 395-414, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.