EDUCAÇÃO EM NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS:
DA GRÉCIA ANTIGA ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇÃO
Resumo
Este trabalho versa sobre o projeto de doutorado intitulado Filosofia e Educação em novos tempos e espaços: Paidéia, o Bem e a virtude em Platão e a Educação Integral. Se postula, a partir dos referenciais da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação identificar como as políticas educacionais se constituem como práticas de garantias do direito universal à educação de qualidade. A partir das categorias de tempo e espaço, parte-se da tese de que os princípios indutores da Educação Integral já estão presentes nos preceitos da tradição filosófica da Grécia antiga.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p
CAVALIERE, Ana Maria Villela e Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho (Orgs.) Pesquisas sobre educação integral e tempo integral: história, políticas e práticas. Rio de Janeiro: EDITORA CRV, 2017.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; CAVALIERE, Ana Maria Villela. (Orgs). Educação Brasileira e(m) Tempo Integral. Petrópolis: Vozes, 2002.
GALEGO, Rita de Cácia. A gestão do tempo e do espaço na escola. São Paulo: USP, 2003.
GADAMER, Hans-Georg. A ideia do Bem entre Platão e Aristóteles. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
GROSS, Renato. Paidéia: as múltiplas faces da utopia em pedagogia. Tese de doutorado. Campinas: 2005.
KOHAN, Walter Omar. Artigo Infância e educação em Platão. Rio de Janeiro: 2002
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 3. Ed.São Paulo: Martins Fontes,1995.
MAURICIO, Lucia Velloso (org.). Tempos e espaços escolares. Experiências, políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ponteio; FAPERJ, 2014.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre, Artmed, 2012.
________. História de Vida e História de Escolas. Elementos para uma pedagogia da cidade. Petrópolis: Vozes, 2000.
________. Ciclos na Escola, Tempos na Vida e os Tempos da Vida nos Tempos da Escola. Criando possibilidades. Porto. Alegre: Artmed, 2004.
PIMENTA, Felipe. A Ideia do Bem e da Paideia no Pensamento de Platão. Filosofia e Literatura. São Paulo: 2014.
PLATÃO. O Banquete. Porto Alegre: L&PM, 2011.
_________. Fédon. 3.Ed.São Paulo: Martin Claret,2011.
SPINELLI. Miguel. Questões fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Editora Loyola, 2006.
__________. O nascimento da filosofia grega e sua transição ao medievo. Caxias do Sul: Educs, 2010.
REALE, Giovanni. Para uma nova interpretação de Platão. 2.Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
SILVA, Katharine N. P e Jamerson Antonio de Almeida da Silva. Educação Integral Hoje no Brasil. Editora CRV, 2012.