EDUCAÇÃO EM NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS:

DA GRÉCIA ANTIGA ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇÃO

  • Luciano Jaeger UFFS
Palavras-chave: Tempo.Espaço.Educação Integral

Resumo

Este trabalho versa sobre o projeto de doutorado intitulado Filosofia e Educação em novos tempos e espaços: Paidéia, o Bem e a virtude em Platão e a Educação Integral. Se postula, a partir dos referenciais da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação identificar como as políticas educacionais se constituem como práticas de garantias do direito universal à educação de qualidade. A partir das categorias de tempo e espaço, parte-se da tese de que os princípios indutores da Educação Integral já estão presentes nos preceitos da tradição filosófica da Grécia antiga.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2007;
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p
CAVALIERE, Ana Maria Villela e Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho (Orgs.) Pesquisas sobre educação integral e tempo integral: história, políticas e práticas. Rio de Janeiro: EDITORA CRV, 2017.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; CAVALIERE, Ana Maria Villela. (Orgs). Educação Brasileira e(m) Tempo Integral. Petrópolis: Vozes, 2002.
GALEGO, Rita de Cácia. A gestão do tempo e do espaço na escola. São Paulo: USP, 2003.
GADAMER, Hans-Georg. A ideia do Bem entre Platão e Aristóteles. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
GROSS, Renato. Paidéia: as múltiplas faces da utopia em pedagogia. Tese de doutorado. Campinas: 2005.
KOHAN, Walter Omar. Artigo Infância e educação em Platão. Rio de Janeiro: 2002
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 3. Ed.São Paulo: Martins Fontes,1995.
MAURICIO, Lucia Velloso (org.). Tempos e espaços escolares. Experiências, políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ponteio; FAPERJ, 2014.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre, Artmed, 2012.
________. História de Vida e História de Escolas. Elementos para uma pedagogia da cidade. Petrópolis: Vozes, 2000.
________. Ciclos na Escola, Tempos na Vida e os Tempos da Vida nos Tempos da Escola. Criando possibilidades. Porto. Alegre: Artmed, 2004.
PIMENTA, Felipe. A Ideia do Bem e da Paideia no Pensamento de Platão. Filosofia e Literatura. São Paulo: 2014.
PLATÃO. O Banquete. Porto Alegre: L&PM, 2011.
_________. Fédon. 3.Ed.São Paulo: Martin Claret,2011.
SPINELLI. Miguel. Questões fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Editora Loyola, 2006.
__________. O nascimento da filosofia grega e sua transição ao medievo. Caxias do Sul: Educs, 2010.
REALE, Giovanni. Para uma nova interpretação de Platão. 2.Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
SILVA, Katharine N. P e Jamerson Antonio de Almeida da Silva. Educação Integral Hoje no Brasil. Editora CRV, 2012.
Publicado
08-08-2019