CARTOGRAFIA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA PEDAGOGIA DA UFFS - CAMPUS CHAPECÓ-SC

Autores

  • Flávia Aparecida Moro Fernandes Santarém Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Jacqueline Cardoso da Paixão
  • Maria Lucia Marocco Maraschin Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este exercício de pesquisa responde ao seguinte problema: “Que características e contribuições têm marcado a produção acadêmica no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó (SC)?”. É propósito deste, cartografar e apresentar as características e contribuições das produções acadêmicas caracterizadas como TCC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali/quanti, realizada com os documentos já anunciados, relativos ao período de 2014 a 2017. A análise e interpretação dos resultados deram-se a partir das contribuições de Bardin (1977) e, mais especificamente, a partir da sintetização proposta por Triviños (1987), caracterizada como pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Fez-se inicialmente o inventário a partir do registro disponível no repositório institucional, sistematizando-o em um quadro sinóptico. Na sequência fez-se a leitura integral dos produtos, tendo em vista, identificar aprendizagens docentes que mereceram destaque em atenção ao perfil do/a pedagogo/a. Por conseguinte, inventariamos 119 trabalhos registrados como artigos científicos, cujas características traduzem movimentos reflexivos inerentes à práticas de ensino, pesquisa e extensão. Mais especificamente, sendo curso de formação inicial damos centralidade aos Focos de Aprendizagem Docente, aportados nos estudos de Arruda, Passos, Fregolente (2012), os quais referenciaram os FAD. É meritório destacar que dos 119 (cento e dezenove) trabalhos analisados, 33 (trinta e três) deles apresentam um ou mais focos de aprendizagem docente, logo, contempla-se 27,73% da produção cartografada. Além desta característica, os estudos revelam rumos, intencionalidades, movimentos teórico/metodológicos, enfim um movimento formativo que merece novos estudos, dadas às peculiaridades do curso e da instituição.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Aprendizagem Docente. Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

06-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa