O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Isaura Welker Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Amanda Tomaz Kaiser UFFS

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender as falhas no ensino de produção textual, conhecer como são as práticas no ambiente escolar e confrontá-las com práticas de ensino propostas por estudiosos da área. A pesquisa foi realizada com referencial teórico de Geraldi (2006), Bittencourt et.al (2015) e Antunes (2003). Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com cinco professoras da área de pedagogia nos anos iniciais da rede pública das cidades de Barão de Cotegipe/RS e Quatro Irmãos/RS. As docentes que participaram da entrevista relataram seu cotidiano, práticas pedagógicas e seus posicionamentos diante do atual contexto da educação. A partir da análise dos resultados, é perceptível a grande lacuna existente no trabalho com produção textual, visto que as professoras em questão descreveram dificuldades em razão do desinteresse dos alunos, da falta de apoio familiar e da discrepância entre a realidade de sala de aula e a teoria aprendida nas universidades. Destaca-se ainda que grande parte dos educadores tem como objetivo principal ensinar a produção textual aos seus educandos para que esses consigam obter resultados satisfatórios no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse sentido, é necessário os docentes reverem suas práticas de ensino, pois a produção textual vai muito além dos vestibulares, uma vez que um aluno que domina e é capaz de utilizar a escrita, torna-se sujeito da cultura letrada, exercendo, assim, sua plena cidadania. Conclui-se que é de suma importância o debate do tema a fim de mostrar que a escola não precisa somente ensinar regras, mas também fazer com que os alunos transformem-se em seres pensantes e críticos, interagindo com o objeto de conhecimento de forma lúdica e prazerosa.

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Publicado

24-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino