A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO SOBRE CITOLOGIA
Resumo
Neste presente relato iremos descrever minha experiência como professora em formação durante o estágio em Ciências no Ensino Fundamental do Ciências no Ensino Fundamental numa Escola da Rede Estadual do estado do Rio Grande do Sul no município de Cerro Largo ao desenvolver um conjunto de aulas sobre o ensino da célula. Por si só o conteúdo de citologia é de difícil compreensão pois está muito no mundo da imaginação já que suas estruturas são microscópicas e por isso cabe ao professor usar diferentes metodologias de ensino. O planejamento e o desenvolvimento desse bloco de conteúdo foi ministrado em 9 horas de aula, incluindo aulas expositivas e dialogadas, a realização de um jogo didático intitulado “Trilha Celular” e uma avaliação. Especificamente sobre o jogo didático, esse foi desenvolvido e planejado…. detalhar. Os jogos didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, que devido a sua característica de interação, potencializa a aprendizagem dos conceitos trabalhados em aula. A utilização desse jogo foi muito interessante e auxiliou no entendimento e na compreensão dos conceitos estudados previamente e tornou um facilitador para a relação dos conceitos básicos para conceitos mais específicos estudados em citologia. Consideramos que o desenvolvimento do jogo didático para a compreensão dos conceitos sobre citologia sendo um elemento importante da aula (pois não foi o único e não seria possível o ensino utilizando apenas o jogo). A apropriação do conteúdo pelos alunos, além de ter ajudado muito no trabalho em equipe do grupo. Destaco que com estudante, estagiária e futura professora de Ciências e Biologia, que ferramentas como jogos didáticos são uma forma de auxiliar no ensino/aprendizagem tanto do aluno de educação básica como meu como aluna do ensino superior. Portanto fazer uma prática pedagógica diferenciada nesse estágio me proporcionou além de conhecimento realização pessoal de ter certeza que estou no caminho certo para ser uma professora de ciências e biologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.