TRANSIÇÃO ENTRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO:

EXPECTATIVAS DE PROFESSORAS DE ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM

Autores

  • Luciane Stahelski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Resumo

Resumo: O presente trabalho de pesquisa discute a transição entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Mais Alfabetização (PMA) em escolas públicas estaduais no município de Erechim. O estudo visa investigar as expectativas de professoras de escolas públicas estaduais do município de Erechim em relação à transição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para o Programa Mais Alfabetização, uma vez que, como justificativa para a implantação do Programa Mais Alfabetização, o governo não deu continuidade ao PNAIC e usou, para substituir a política, os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os quais indicaram baixos índices de alfabetização das crianças brasileiras que estão concluindo o 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem por objetivos específicos analisar a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Programa Mais Alfabetização, identificar o índice de alfabetização das escolas públicas estaduais do município de Erechim e averiguar as expectativas das professoras alfabetizadoras das escolas públicas estaduais do município de Erechim com relação ao Programa Mais Alfabetização. A partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de Estado de Conhecimento, já é possível afirmar que esta mudança no processo de alfabetização das crianças visa melhorias no nível de alfabetização das crianças, mas, para isso, as professoras acreditam e afirmam que é preciso um compromisso não apenas escolar, mas também social frente às mudanças educacionais para que as mesmas possam atingir seus objetivos. Além disso, paira a dúvida sobre como e se terá continuidade o investimento na formação continuada de professores, tal como era feito no PNAIC. Para continuidade do estudo, será realizada uma pesquisa de campo em escolas públicas estaduais do município de Erechim, com professoras que atuam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, para analisar as avaliações que elas fazem após o

Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Programa Mais Alfabetização. Políticas educacionais.

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Publicado

24-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa