Espaços Brincantes na Educação Infantil
Ações de extensão e formação docente
Resumo
Este trabalho relata as ações pedagógicas e formativas sobre espaços brincantes e a organização do tempo na Educação Infantil, desenvolvidas dentro do programa de extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil”, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul / UFFS – campus Erechim. Neste, objetiva-se a qualificação de profissionais da etapa da Educação Infantil sobre as especificidades das crianças de 0 a 3 anos em relação ao planejamento do espaço e tempo na escola infantil. Assim desenvolve-se um conjunto de atividades teóricas e práticas por meio de seminários temáticos e a construção de ideias referenciais. Os seminários temáticos do programa abordam temas como o educar e cuidar na creche, docência na Educação Infantil, rotinas, ações e experiências pedagógicas e espaços educativos na infância. Aos bolsistas e voluntários cabe, além da construção destes espaços referenciais, a execução de apresentações, oficinas, minicurso, socialização e a realização de registros, a fim de publicizar as ações, dando visibilidade a comunidade. Estes seminários geram uma (re) construção dos saberes durante e após as experiências vivenciadas pelos participantes. Para a realização das ações formativas, foram desenvolvidos estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009), dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil e de pesquisadores da área, como Cunha (2005), Ambrogi (2011), Rinaldi (2012) e Barbosa (2013). Concomitante a esses estudos, pensamos sempre na proposta de organizar espaços brincantes para que as professoras possam vivenciar e experenciar um outro modo de viver a docência na Educação Infantil, priorizando que a infância seja vivida em sua plenitude e completude pelas crianças. As ações desenvolvidas possibilitam que a Universidade contribua para o fortalecimento e para o crescimento da qualidade educacional pública da região em que se insere, principalmente no que se refere a Educação Infantil, criando e estreitando os laços entre Universidade e Educação Básica e difundindo o que se pesquisa, se ensina e se aprende atualmente no curso que forma profissionais para a Educação Infantil – a Pedagogia.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.